sábado, 6 de junho de 2009

Ser jovem no mundo de hoje

Acho que um dos meus maiores desafios é, mesmo senjo jovem na idade, conseguir ser um jovem nos dias atuais. Ser jovem não é simplesmente ter entre 15 e 30 anos. É muito mais que isso. Ser jovem é ser autêntico. É amar e não ter medo de expressar esse amor; é ter fé em Deus e não ter medo de professar essa fé; é fazer que adultos se tornem jovens, com que idosos se tornem jovens, com que jovens se tornem jovens.
Ser jovem no mundo de hoje é ser misericórdioso com os irmãos necessitados. É ter mãos abertas, braços estendidos, ouvidos prontos para ouvir e boca e coração prontos para falar. É conhecer as misérias do mundo, mas não se dobrar diante delas.
Ser jovem, a antes de tudo ser um sonhador. É ter pesadelo à noite e fazer desse pesadelo uma visão de dias melhores. É acordar de manhã e contá-lo como quem conta um sonho: "Eu sonhei com pessoas morrendo de fome e acordei chorando. Isso me encorajou a lutar contra a fome". Ser jovem é ter um pouco de humano, um tanto de sagrado, um muito de pecador e demasiada vontade de ser perdoado pelos pecados.
Ser jovem a cima de tudo é saber amar. Amar verdadeiramente. Amar dizendo que ama, olhando nos olhos. Ser jovem é sonhar com dias melhores, com jovens melhores, com filhos melhores, com escolas melhores.
Ser jovem é... ter vontade de viver e vivendo não ter medo de morrer, porque a experiência de vida é tão intensa que cada dia já é suficiente para se ser feliz!